COLABORANDO COM O MEIO AMBIENTE

 

 

APRESENTAÇÃO

 

A CAMPANHA “COLABORANDO COM O MEIO AMBIENTE” é produto de parceria celebrada entre a ASVIDA e  a  Regional MG-Belo Horizonte/Caiçara da SEICHO-NO-IE DO BRASIL para promover a preservação do meio ambiente em Belo Horizonte, começando pela área de atuação das duas parceiras.

 

 

OBJETIVOS

 

a)     Promover a conscientização ecológica dos  dirigentes, adeptos e simpatizantes  da Seicho-no-Ie atuantes e freqüentadores da Regional MG-BH/Caiçara, oferecendo-lhes a oportunidade de destinar corretamente os seus resíduos residenciais e comerciais;

b)    Ajudar a indústria a poupar recursos naturais, através da coleta e correto encaminhamento de recicláveis;

c)     Gerar recursos, através da venda de alguns recicláveis, para serem investidos em famílias carentes, promovendo assim a assistência social e filantropia.

 

 

JUSTIFICATIVAS

 

O mundo de hoje está passando por rápidas transformações científicas e tecnológicas, aumentando cada vez mais a prática do consumismo e, conseqüentemente, acelerando o processo de degradação ambiental, como bem nos mostra o Prof. Masanobu Taniguch, em seu livro PRIMEIRO PASSO PARA A PAZ. Nas páginas 41 a 52 ele comenta os desperdícios das atividades econômicas, apresentando como exemplo a Coca-Cola, mostrando quanta matéria prima e energia são despendidas para a produção das latinhas, cujo conteúdo é consumido em alguns poucos minutos... e elas atiradas ao lixo. No Brasil, devido ao desemprego, essas latinhas são recolhidas e recicladas quase totalmente, mas nos países desenvolvidos a maioria delas vai poluir o meio ambiente!

Portanto, faz-se urgente e indispensável a união de todas as instituições sociais – como a Seicho-no-Ie e a ASVIDA, por exemplo – para promover o despertar da consciência ecológica, nas pessoas e nas instituições, como meio de deter o avanço das práticas consumistas e promover ações conscientes e responsáveis que preservem o meio ambiente e os recursos naturais. Caso isto não seja feito, a humanidade corre o risco de, inconscientemente, destruir o seu próprio lar – o planeta Terra. Em face disto, a Regional MG-Belo Horizonte/Caiçara e a ASVIDA se propõem desenvolver esta campanha juntamente com seus adeptos e associados, buscando envolver a maior parcela possível da sociedade belo-horizontina.  

 

 

 

RECURSOS NECESSÁRIOS

 

·        Material de divulgação.

·        4 Coletores de recicláveis (aproximadamente 1 m3 cada), com tampa.

·        Espaço coberto (15m3, aproximadamente) para armazenamento dos recicláveis.

·        Uma pessoa encarregada de acondicionar, armazenar e destinar os recicláveis (R$ x).

 

 

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS – ATRIBUIÇÕES

 

·        Divulgar informações sobre as alterações ambientais que vêm acontecendo no Planeta, e suas conseqüências, sugerir procedimentos ecologicamente corretos e solicitar depósito de recicláveis nos coletores, através prospectos, informativos, palestras, conferências, etc. – Seicho-no-Ie.

·        Providenciar os coletores de recicláveis e mantê-los em locais de fácil acesso ao público freqüentador da Regional MG-BH/Caiçara – Seicho-no-Ie.

·        Retirar dos coletores, acondicionar e armazenar os recicláveis, diariamente – ASVIDA.

·        Destinar os recicláveis, corretamente, para venda, doação ou aterro sanitário – ASVIDA.

·        Aplicar os recursos obtidos com a venda dos recicláveis:

a)     No aparelhamento e manutenção do espaço de acondicionamento e armazenagem dos recicláveis;

b)    Na promoção da evolução social das famílias carentes residentes na favela Pedreira Prado Lopes – ASVIDA.

 

 

BENEFÍCIOS

 

A Seicho-no-Ie e a ASVIDA obtém reconhecimentos público pelo exercício de sua   responsabilidade social; os dirigentes, adeptos e simpatizantes da Seicho-no-Ie têm a oportunidade de exercer a cidadania, destinando corretamente os resíduos gerados em suas empresas e residências, além de desocupar espaços porventura entulhados com tais resíduos; famílias carentes da Pedreira Prado Lopes têm oportunidade de ascensão social através das atividades promovidas pela ASVIDA; a Natureza torna-se mais respeitada, o meio ambiente menos poluído e Belo Horizonte, principalmente a nossa região, um lugar melhor para se viver.